terça-feira, 23 de novembro de 2010

Credevo, credevo...

Ontem, depois de recitar o terço direto da gruta de Lourdes, o padre fez esta oração:

Credevo, credevo... (Eu pensei, eu pensei)
(fonte non specificata) (Desconheço o autor)
(traduçao livre)

Ho dato un pane a un povero.
(Dei pão a um pobre).
Credevo d'essere stato caritatevole; invece era giustizia,
(Pensava ter sido caridoso; ao invés era justiça)
perché io ho tanto pane e lui ha fame.
(porque eu tenho tanto pão e ele tem fome).

Ho guidato un cieco per un tratto di strada.
(Ajudei um cego atravessar a rua)
Mi sentivo buono; invece era giustizia,
(Me senti um homem bom: ao invés era justiça)
perché io ci vedo e lui no.
(porque eu enxergo e ele não).

Ho regalato un abito usato ad una povera anziana.
(Dei uma roupa usada a uma pobre velhinha).
Credevo d'essere stato altruista; invece era convenienza:
(Pensei ter sido altruísta; ao invés era convenienza:)
gliel'ho dato per disfarmene, a me non serviva più.
(lhe dei para me desfazer de algo que deixei de usar).

Ho gridato a un giovane di andare a lavorare invece di chiedere l'elemosina.
(Gritei para um jovem ir trabalhar ao invés de pedir esmolas).
Credevo di dargli una lezione; invece era ingiustizia:
(Pensei em dar-lhe uma lição; ao invés era injustiça):
aveva bisogno di lavoro e di rispetto.(ele precisava de trabalho e respeito).

Mi sento un buon cristiano, con la coscienza a posto.
(Sinto-me um bom cristão, com a consciência limpa).
Vado a Messa, recito qualche preghiera, non faccio del male a nessuno;
(Vou à Missa, faço algumas orações, não faço mal a ninguém);
invece sono egoista e ipocrita.(ao invés sou egoísta e hipócrita)
.

Perché al Signore, che mi dona ogni istante di vita,
(Porque o Senhor, que me dá cada instante de vida),
riservo solo le briciole della mia giornata,
(reservo apenas as migalhas da minha jornada),
e ai miei fratelli riservo le briciole dell'amore che Egli mi dona...
(e aos meus irmãos reservo as migalhas do amor que Ele me da)...


fonte

Um comentário:

Vi e falei disse...

Uma oração forte e verdadeira, não?!

Obrigada pelo o carinho.