terça-feira, 27 de julho de 2010

Descobrindo meu passado

Na semana passada, não me recordo bem o motivo, madei um "googlada" procurando a cidade que meu pai nasceu "Candeias - MG" e seu nome de família "Gomide".

Todas as tentativas de montar uma árvore genealógica sempre parou no meu bisavô.
Pois bem, nesta "googlada" encontrei o blog CANDEIAS-MG: Casos e acasos escrito por Armando de Castro, e me chamou a atenção pelo post: JOSÉ GOMIDE DA ANUNCIAÇÃO. Não exitei em deixar um comentário perguntando sobre a familia do meu avô.
Passado alguns dias, recebo um simpático email do Armando, falando sobre os "Gomide" e se prontificando dar-me alguma resposta, pediu que desse mais algumas informaçõess obre a minha família, o que fiz imediatamente e ele no dia seguinte já tinha resposta à minha pergunta com nomes, sobrenomes, endereços, telefones, email, etc.
Imediatamente escrevi para uma das pessoas, que poderia ser minha parente contando e perguntando sobre meus antepassados. Descobri que o pai dela era primo do meu avô.
É tudo tão distante mas ao mesmo tempo tão próximo!
No email ela anexou 2 fotos, uma delas ela diz: vó Rita...pensei, essa era avó do meu pai!...fiquei arrepiada, na foto mesma as irmãs do meu avô e uma irmã do meu pai...
Meu avô falava muito das suas irmãs, e não foi difícil reconhecer cada uma nas fotos pelos nomes que as descrevia.
Na segunda foto uma folhinha de 1912 da Farmacia do meu bisavô, ao olhar a foto dele na folhinha me recordei da foto dele na casa do meu avô.
No email Clarita me mandou um link para seu album do Picasa onde contém fotos antigas da cidade e seus moradores, a cada foto uma recordação de nomes, lugares, pessoas, que eu até então tinha ouvido falar nos "causos" que papai nos contava e que estavam perdidos em algum lugar da minha memória.
Hoje, o blogueiro Armando estará se reunindo com a família e o membro mais antigo dela, o Sr. JOSÉ GOMIDE DA ANUNCIAÇÃO, um historiador e escritor que conta com a idade de 90 anos, o motivo da reunião? Atender um pedido de uma parente distante...

Nenhum comentário: