sexta-feira, 18 de junho de 2010

Uma questão de mentalidade antiga

Bom dia!
Faz algum tempo que não escrevo sobre minha vida pessoal, a não ser um Memezinho aqui outro ali.
Ontem fui jantar na casa da minha cunhada, ou melhor este jantar acontece semanalmente nas quintas ou na sextas feiras, o desta semana aconteceu ontem por ser seu aniversário.
Chegando la encontramos uma sua amiga, da qual não me recordava, é sobre ela que quero falar.
Lá pelo final do jantar, enquanto tomávamos o café, por uma brincadeira que fiz com o Marcello, ouço a mulher fazendo um comentário, seguido de algumas comparações com sua irmã que mora no Canadá. Eu a princípio não entendi, ou melhor preferi não entender e continuei com meu café, mas abri os ouvidos.
Em pleno ano 2010, eu ouvi alguém comentar com minha cunhada que eu não tinha medo do meu marido...rs
Perguntei a ela: - uma esposa deve ter medo do marido?
E com a resposta positiva de uma pessoa tão sem noção, fiz algumas argumentações sobre companheirismo, cumplicidade, metade, respeito mutuo e dei por encerrado o assunto.
Isso me fez pensar em questões culturais de cada nação.
Como uma pessoa de um certo nível, professora aposentada do Liceu local, pode ter uma mentalidade tão antiga? (leia Donne e matrimonio nell'antica Roma)
Pensei também o quanto eles nos acham modernos e em algumas situações chegamos a "escandalizar".

Nenhum comentário: